terça-feira, 7 de junho de 2011

De peito aberto, mas bem sustentado...

Sempre me orgulhei do meu colo, mesmo quando estou gordinha. Bolota, me sento tentada a fazer uma plástica de redução das mamas, que sinto enormes. Mas, ao me mirar nua num espelho, não consigo me imaginar com outras mamas que não as minhas. Então, desisto desta idéia imediatamente.

O tempo passa e voa e as mamas crescem e/ou caem e as dificuldades em coloca-las bonitas e confortáveis, sob uma roupa, aumentam. Para a pergunta que não quer calar, sobre o que fazer para suportar aquele peso com elegância, respondo o óbvio: usar um bom soutien. Tal uso faz mesmo uma imensa diferença.

Algumas amigas tem me pedido dicas sobre onde e/ou como encontrar um bom soutien por aqui. Atualmente, com a minha idade e tamanho é quase impossível encontrar no mercado brasileiro alguma peça que funcione comigo. Ou seja, que fique confortável, do tamanho certo, sem sobrar para os lados ou para cima, sem dividir as mamas ao meio, sem apertar e sem me deixar medonha por baixo da roupa.

As marcas brasileiras se preocupam exclusivamente com os tipos de seios: separado, flácido, espalhado, volumoso, buscando responder as questões sobre o efeito que que buscamos: aproximar? remodelar? diminuir?, aumentar?. Porém elas estão nem aí para o tamanho certo e individualizado de cada uma de nós. É assim que os nossos soutiens nacionais de de numeração 38, 40, 42, 44,46... ou P, M, G e GG. E só. Tal numeração não funciona mais comigo.

Confesso que as únicas peças que eu comprei no Brasil e que não reclamei depois, eram importadas por uma loja que tem no Diamond Mall ( Collection). São cariiiiiissimas. Mesmo assim, vale a pena experimentar algumas delas para saber o tamanho certo nas medidas americanas e européias, a fim de encomendar algum fora do Brasil, o que é muito mais em conta.

Gosto da marca Warner (aqui). É isso mesmo.  Os irmãos Warner inventaram vários modelos revolucionários de sutiãs, como o feito com um tecido elástico nos dois sentidos, em 1931. Mais tarde, criaram os bojos de profundidade variável e as alças elásticas.Em 1935, para aumentar os seios, surgiram os bojos com enchimento, e, em 1938, apareceram os sutiãs de armação, que deixavam os seios mais protuberantes. A atriz Mae West foi o símbolo dos seios acentuados, durante os anos 20 e 30.Em 1939, surgiu um modelo de sutiã com bojos mais fundos e pespontos circulares, que deixavam os seios pontudos e torneados.







A vantagem dos soutiens importados, como os da Warner é que eles possuem duas medidas, a das costas e a do bojo, coisa que aqui, nos produtos brasileiros eu ainda não encontrei. Esta modelagem, proporciona a escolha do tamanho exato para cada tipo de mulher. Algumas marcas brasileiras fornecem extensores para as costas largas ou gordinhas. Mas sinceramente, nunca as usei, uma vez que não dão conta de resolver a minha expectativa estética e nem a de conforto.

Sabiam que segundo uma das pesquisas que eu li, 80% das brasileiras usam o soutien errado. Acredito que não é tanto por ignorância, mas muito mais por falta de opções de tamanhos no nosso mercado.

Eu mesma me cansei de experimentar e procurar um soutien brasileiro adequado para mim. Ele simplesmente não existe por aqui. Comprei 3 da marca Playtex, na França, sendo um deles daqueles pontudos, para usar com camisas e vestidos soltos ( bárbaro, tipo Jane Mansfield, rs) . Estou me dando bem com eles, sobretudo proque que vendedora de lá me deu dicas ótimas sobre como vestir um soutien e usa-lo com conforto e, ao mesmo tempo, valorizando os seios. Adorei!

Vão aí algumas dicas:

  • Não se acanhem com o tamanho do soutien adequado. Paciência. Fica pior se queremos usar aquele do tamanho dos seios que queriamos ter e não do que temos de fato;
  • O de bom tamanho fica certo, quando abotoado nos ganchos do meio . Aí se emagrecemos um pouco ou engordamos um pouco, não perdemos a peça;
  • Antes de experimentar, meçam sobre a roupa, por baixo dos seios, o tamanho das costas com a peça, abotoando-a nos ganchos do meio e meçam os bojos, também sobre a roupa, colocando as pontas laterais do bojo nas extremidades laterais da mama;
  • Para vestir um soutien, eu abaixo as costas até formar um angulo reto entre o tronco e as pernas, coloco as alças nos ombros, retorno para a posição normal, e fecho a peça. Assim, eles ficam perfeitamente "encaixados" .
  • Grandes seios, laterais largas. É regra, pois as laterais que é devem sustentar as mamas e não as alças do soutien.
Coincidentemente, vi no Vamos Combinar do GNT de ontem, matéria com a Preta Gil dando dicas sobre lingeries Confiram aqui.


2 comentários:

  1. Cláudia,

    Obrigada por atender meu pedido! Adorei! Realmente quando estive em Paris tive a chance de comprar os melhores soutiens, mas com as suas dicas acho que vou tentar experimentar aqui e comprar pela internet. O programa da Preta Gil também tá ótimo! Beijim,
    Tchu

    ResponderExcluir
  2. Tchu, só verifique melhor se esta compra que citei é segura, ok. Eu nunca comprei por aí, bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...