quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

120 a 150: milanesa de forno

Assim como para a maioria das mulheres, uma das frases mais detestáveis para mim, se penso, se digo ou se escuto é a tal "não... estou de regime!". Odeio privações e desconfortos alimentares.  Mesmo assim, eu passei vários anos da minha vida adulta pensando e dizendo esta maldita frase. Afinal, a cobrança pelo corpaço é grande e eu tenho lá uma certa vaidade.

Mas o tempo voa, a vida muda e vai seguindo cheia de faltas e perdas, inclusive as da beleza. Vai daí que há dois anos eu afundei o pé na jaca sobre os prazeres da mesa e parei com todas as minhas atividades físicas, as quais eu também detesto (aqui). E, claro, virei uma bolota de tal tamanho, que tive que tomar uma decisão: ou assumo que sou gorda e largo de lado minhas roupinhas apertadas, recebendo de braços abertos as "plus size", ou tento emagrecer, mais uma vez. Quantas mulherzinhas neste mundo se identificam com este meu contexto? Quase todas!

A neim!!! Optei pela segunda alternativa, acordando comigo mesma o seguinte : não faço sacrifício, topo fazer esforços. Então, nada de seguir as dietas horrorosas e proibitivas que prometem emagrecimento rápido e sabidamente efêmeros. Não vou tomar remédios e nem escutar outra vez as dicas de algum nutricionista, as quais eu estou cansada de saber. Também não quero saber dos Vigilantes do Peso ( sou sócia vitalícia), muito embora acredito tratar-se de processo muito eficiente, duradouro e de pouco sacrifício. Porém, estou com irca desta coisa da auto ajuda. Não vou sair correndo por aí; andando, talvez.

Então, estou seguindo os fundamentos de um novo processo de reeducação alimentar, que conta sim as calorias, mas se preocupa com o fato de eu ser mulher, com a minha idade e com a qualidade das calorias que eu estou ingerindo. E lá vou indo, insistindo, mais uma vez, no corte de frituras, doces e cerveja, e na restrição do arroz, do pão branco, da carne vermelha e do vinho e, sobretudo, me encontrando no Pilates. Vamos ver!

Já postei dicas de saborosas receitas de baixa calorias. Uma das minhas preferências gastronômicas são as milanesas e empanados, que se preparados com "il faut", sobretudo usando o Panko ( farinha de pão japonesa), estouram a minha conta de pontos, a qual deve variar entre 120 e 150 por dia. Então, adotei as milanesas de forno, que ficam ótimas, mas nem tanto. Prefiro as de peito de frango.

Para 4 pessoas eu uso os filés de dois peitos de frango sem pele, temperados com alho amassado, sal e pimenta do reino, passados por um ovo batido e depois por uma farofinha preparada com uma mistura de aveia fina, pão integra (de preferência)l torrado e ralado, um tantico de queijo parmesão (ninguém é de ferro!), sal, pimenta e alguma erva seca. Coloco sobre um refratário levemente untado com óleo de canola e rego com um fio de azeite. Levo ao forno alto ( 250 graus), por uns 30 minutos ou até ficar dourado.  Me sirvo de um filé com salada de folhas e/ou tomate, 2 colheres de arroz integral e uma concha de caldo de feijão preto.

E pronto, dá pro gasto, usando poucos pontos!


Nunca experimentei fazer essa receita com outras carnes ou legumes, mas creio que deve funcionar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...