segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Esquenta carnaval: gazpacho e salada de batata

Já comentei, em outras oportunidades, a minha grande animação e dos meus filhos sobre o carnaval. Trata-se de uma rara oportunidade para eu carregar a mão nas roupas, nas flores, nos brilhos e nos makes, sem dó nem piedade. Adooooooro!

Mas ando com algumas limitações de caráter dietético. Vai daí que ao contrário dos jovens da família, ainda não coloquei o meu bloco na rua. Por exemplo, a minha missão atual de emagrecer, não combina com uma cervejinha gelada, que insiste em me atiçar no momento de cair na folia. Prometi a mim mesma que a talzinha não vai mais "lavar a serpentina" do meu corpo, por enquanto. Então, sair por aí brincando o carnaval de goela seca, tornou-se um desafio. Porém, ainda está em tempo de buscar conciliar os dois projetos: pular até cansar e emagrecer. Estou traçando as estratégias.

No último sábado decidi conciliar aqui em casa um almoço para amigos com um "esquenta" pré-carnavalesco para moçada. Foi simples, pois fiz entradas leves e uma carne que pode ser saboreada como sanduíche.

É assim que preparei como entrada um gazpacho e uma salada de batata. Como prato principal, fiz um versátil pernil, que pôde ser saboreado desfiado dentro de um pão de queijo quentinho ou em um prato montando com arroz, feijão, farofa.

Eu uso duas receitas de Gazpacho: uma inspirada na da minha querida prima Tchu, que não usa pão e nem pepino e outra na forma tradicional catalã, que usa os dois. Optei por essa última.

Para 8 pessoas eu bati no liquidificador um vidro de suco de tomate, dois tomates inteiros, um pepino pequeno, 0,5 pãozinho dormido picado, 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem, uma cebola roxa, 2 dentes de alho, o suco de 1,5 limão, sal e pimenta do reino. Coloquei a mistura na geladeira, por no mínimo duas horas. Servi em copinhos de cappuccino e de cachaça. Essa sopa é uma delícia e ótima para levantar o astral, com sabor, sutileza e poucas calorias. Saibam que ela tem me ajudado a segurar a fome nestes dias de calor.



A salada de batata também ficou maravilhosa. Me inspirei na receita da Carla Pernambuco, usando batatas cozidas, descascadas e picadas, misturadas com cebola e salsinha picadinhas. Fiz uma maionese caseira, utilizando um ovo em temperatura ambiente, pulsado no liquidificador, com bastante óleo de canola e azeite derramados em fio, até o preparo virar um creme. Ela foi temperada com sal, pimenta do reino, limão e mostarda e misturada às batatas, ainda mornas. Por cima coloquei ovos cozidos duros e picados. Vejam só:


2 comentários:

  1. Oi Claudia,
    Estou sempre de olho no seu Blog e gosto imensamente!!!
    Gostaria de acrescentar uma colher de chá de mostarda em po na maionese da receita da salada de batata.Dá um toque especial.
    Abraços e sucessos!
    Maria Estephania de Souza Petrich

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, M. Estephania (nome de rainha!)... Mostarda em pó, sempre dá um "plus".abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...