sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sabores básicos : Sopa de Cebola Francesa

Neste post aqui faço considerações sobre os alimentos que considero básicos, ressaltando o sal, a cebola, o alho e a pimenta do reino, como ingredientes obvios de qualquer cozinha.

Em quase todas as preparações salgadas, assadas ou refogadas, eu começo pelo alho e pela cebola. Não uso temperos prontos de alho, sal, cebola. Prefiro usar tais ingredientes frescos e picados na hora. Assim, além delas ficarem mais saborosas, eu tenho a garantia de usar a quantidade e a qualidade que eu busco para a receita que eu quero preparar. Gosto de amassar com a faca os dentes de alho, ainda com casca. Assim eu acredito que estou fazendo o seu sabor "explodir", além de facilitar a retirada das cascas.

Nos refogados, coloco no óleo quente, a cebola até ela esquentar um pouco, depois agrego o alho picadinho. Se uso o alho antes, ele queima e amarga a minha comida. Embora seja mais caro do que os demais, eu prefiro o óleo de canola, por ele ser neutro, saudável e não alterar o sabor da comida. Às vezes uso azeite de oliva, quando eu quero que o gosto do óleo fique mais marcante, como nas comidas mediterrâneas. Manteiga, uso excepcionalmente e pouquissimo. O sal e a pimenta do reino, salpico no final do preparo. Prefiro sal marinho, ou em flor e a pimenta branca, moída na hora, pois já sei que tal procedimento faz mesmo uma grande diferença no sabor do prato, além de garantir a sua pureza.

Nos assados eu misturo todos os temperos às carnes, aves ou peixes. Já nos grelhado, uso apenas sal e pimenta do reino e somente na hora de preparar, para que o alimento não perca os seus sucos e sabores próprios. Claro que em algumas preparações grelhadas, agrego, ao final do cozimento, alguns temperinhos extras, como o suco de limão num peixe ou num lombo, por exemplo. Gosto dos grelhados meio mal passados, para sentir a textura macia e a autenticidade do seu sabor.

Uma das receitas que mais valorizam os meus ingredientes básicos é a sopa de cebola.  Este é um dos preparos, em que eu uso a manteiga. Ela é necessária para caramelizar a cebola até o ponto desejado, coisa que um óleo vegetal dificilmente faz. Eu prefiro aquela sopa tradicional francesa, com bastante caldo, bem morena cheia de finas rodelas inteiras de cebolas .

Em fogo médio, para 6 pessoas, eu derreto duas colheres de sopa de manteiga e nela, eu douro, 6 cebolas cortadas em rodelas finas, até ficarem bem morenas. Junto uma collher de sopa de farinha de trigo (para engrossar um pouco o caldo), misturo até dissolver um pouco. Acrescento 1,5 l de água, 2 cubos de caldo de frango ou de legumes e deixo ferver um pouco, misturando até engrossar. Tempero com sal, pimenta do reino e noz moscada moídas na hora.

Esta sopa é excepcional e deliciosa nos dias frios. Para dar uma incrementada, eu sirvo com torradas de pão francês salpicadas com queijo ralado. Uma alternativa, é cobrí-la com fatias de pão francês, cobertas de um queijo mais macio (mussarela, Minas, emental, etc) ralado na hora e levo ao forno até gratinar.


Devo confessar que esta é a minha entrada preferida quando estou pela França. Espero encontrá-la por aqui no meu jantar de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...