segunda-feira, 9 de maio de 2011

Finalmente Paris: boeuf bourguignon

Que dificuldade que eu tive de chegar em Paris!!! Putz, 24 hs de viagem, congestionamento na saída do Charles de Gaulle, hotel em Bagnolet ( no entorno da cidade) e tudo arrastado pelo  tal processo de desfusar. Mal humor e mal estar geral e generalizado, daqui e dali. E aquela ânsia de estar de corpo e alma em Paris, cuja imagem amada, não se mostrava.

Mas tudo passa, tudo fica bem. Depois de dois dias, consegui me encontrar com a terra. E começando muito bem, por Montmartre. Mas esta é uma outra história.

Me enganei um pouco na cronologia do relato, posto que me encontrei antes de estar em Montmartre, com França, logo no primeiro dia. Mesmo sem ver a tal Paris eu bebi e comi na sua fonte. O pai do meu neto nos ofereceu uma agradável noite de delícias francesas. Daquelas que só se comem em Paris, ou por perto dela: vinhos deliciosos, pães crocantes com a manteiga temperada com flor de sal, escargots com pesto, salaminho bem curado, queijos deliciosos e um maravilhoso Boeuf Bourguignon.

O Boeuf Bourguignon é um clássico da culinária francesa, típico da região da Borgonha e ótimo para os dias frios. Trata-se de uma preparação velha conhecida minha. Já a confeccionei de várias formas: desde de a mais simples, aproveitando as sobras de um rosbife,  até a mais complicada e chata, de acordo a receita da Júlia Child. Acreditem, tal guisado, fica bom de qualquer jeito, desde que se use os ingredientes adequados.

Fotografei todo o processo de sua confecção aqui em Paris. Mas como sou uma desorganizada, deixei no Brasil os cabos para transferir as fotos para o Blog. Então, oportunamente adiciono as mesmas, ilustrando a passo a passo desta receita, que apresento a seguir.

ADENDO: seguem fotos da preparação feita.


A carne já vem picada do supermercado para a preparação do prato.


Os maravilhosos cogumelos de Paris frescos, inteiros. Coloquei a rolha para se ter a dimensão dos taizinhos, que no caso são os pequenos (uau!), próprios para tal preparação e devem ser fatiados em lâminas.

O refogado de cebolas com toucinho defumado.



O refogado com a carne e seus sucos.

O vinho Borgonha usado para o cozimento
Aí, entra o vinho, a cenoura, o louro e as outras ervas do Bouquet Garni, tais como o tomilho e a salsa.

Trocando em miúdos brasileiros, para 10 pessoas, pico em cubos de mais ou menos 5cm de lado, 1,5 k de de chã de dentro ( aqui em Paris já vem tudo cortadinho e prontinho para o uso). Gosto de envolver os cubinhos, de leve, em farinha de trigo ( para dar uma consitência ao caldo) e os douro em um refogado de azeite, 100g de toucinho defumado frito, cebola, e alho. Adiciono, 6 cenouras descacadas, limpas e cortadas em fatias, um alho porró cortado do mesmo jeito. Quando os legumes estiverem ao dente, junto uma garrafa de vinho tinto seco ( aqui, claro, foi usado um autêntico Bourgogne), e 500ml de caldo de carne. Tempero com sal, pimenta do reino, coloco um ramo de Bouquet Garni ( enrolado de louro, tomilho, salsa, salvia e alecrim, como a foto abaixo) e deixo a carne cozinhar.


 Ao final do cozimento, adiciono 200g de cogumelos de Paris frescos, limpos e fatiados e já refogados em manteiga, alho e sal. Acerto a sal e sirvo com batatas cozidas e arroz.

É uma preparação ótima para receber e servir muitas pessoas. Ela é deliciosa, rende muito e é bem elegante.

4 comentários:

  1. Delicia!!!!! Aproveitem bem esta cidade maravilhosa!!! beijos em todos. beijins
    Solange

    ResponderExcluir
  2. Claudia, você na verdade é uma mulherzona. Admite a falta, é múltipla nas observações, interesses e gostos. É flexível, inteligente, de bom gosto,tem humor e uma medida certa de discrição... Muito bom! Aproveite !!! Bj da Valéria

    ResponderExcluir
  3. Cláudia,

    Acho mais agradável o seu blog com essa cor mais clara. Está ótimo. Parabéns.
    Tchu

    ResponderExcluir
  4. Oi Tchu, pensei em deixar tudo clean, quase branco. O que você acha?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...