terça-feira, 24 de maio de 2011

O Brasil em Brighton:pavlova com morangos

Desde de que eu cheguei por aqui, o máximo de todas delícias tem sido os morangos.

Não tem erro, seja na França, na Bélgica, na Holanda ou na Inglaterra eles estão maravilhosos, explodindo em sabores, os quais jamais experimentei no Brasil. É claro, que procuro combinar os taizinhos com as gostosuras típicas do local onde estou, como por exemplo, com calda de chocolates belgas, em Bruxelas, huuuum.

Mas uma das melhores preparações feitas com morangos europeus, experimentei em Brighton, num dia emocionante e ao mesmo tempo espetacular.

Brighton é uma cidade litorânea da Inglaterra, muito lindinha, situada a uma hora de trem de Londres. Fomos até lá, a fim de assistir a apresentação cênica da minha filha, a convite de uma artista do local. Todo o texto, cenografia e o figurino preparados pela filhota remetiam à nossa grande "mistura" cultural brasileira. Essa miscelânea estava alí muito bem representada por uma perfomance interessante e ao mesmo tempo curiosa, sobretudo para os espectadores ingleses. Ao final da cena e em seu ápice, ela nos serviu uma porção de feijoada, que foi preparada de véspera, com a minha colaboração.

Respondo antecipadamente a pergunta que não quer calar: E feijoada feita em Londres, presta? Esta prestou...Diria que até que fez sucesso.

A despeito das limitações que tivemos em encontrar em Londres, os ingredientes adequados para uma preparação autêntica, pudemos improvisar usando dois tipos de linguiças defumadas, bacons ingleses, feijão preto em lata, louro, muita cebola e alho, alguma sobra de carne de porco do churrasco feito no dia anterior e algum tablete de caldo de feijoada knor, que encontramos na gaveta de temperos da casa onde mora a minha filha

Mas voltando aos morangos. Apesar do sol, Brighton me pareceu ser feita de vento. Vento frio que vinha forte de todos os lados. Tais ventos nos levaram para almoçar num restaurante em que era servida Pavlova com morangos, como sobremesa. Nada mais inglês e apropriado para o lugar, posto que a massa da Pavlova é nada mais nada menos do que um suspiro: claras batidas em neve e cheias de vento... Ventos de Brighton...

O sabor e o aspecto lembram um pouco aquele pavê de morangos, misturados com chantilly e merengues, que é bem conhecido por todos nós no Brasil . Mas não é igual e é bem melhor.

Vejam só o meu pedaço de doce de vento com morangos.



A receita que eu faço é inspirada numa preparação da Nigella.


Eu bato 4 claras de ovos, até  formarem picos suaves. Adiciono 16 colheres de açucar e bato mais um pouco. Junto uma colher de chá de vinagre de vinho branco, 2 colheres de chá de amido de milho, e uma de extrato de baunilha. Misturo tudo, delicadamente, com uma colher de pau. 


Forro um tabuleiro com papel vegetal e disponho sobre ele a mistura de claras de modo a formar um disco. Levo a forno forte pré aquecido (180ºC), abaixando para médio, a 150ºC para o cozimento. Deixo assar o merengue por cerca de 30 minutos. Desligo o forno e deixo o suspirão descansando por lá, dentro do forno, até esfriar.


Enquanto assa, preparo um chantilly, batendo 250ml de creme de leite fresco com 2 colheres de sopa de açucar.


Monto a pavlova, colocando o suspiro sobre um prato bem lindinho, sobre ele o creme, e , por fim, uma calda de frutas. 


No caso de Brighton provei com os seus maravilhosos morangos, picados em metades, suados em açucar e aferventados, como já mostrei em imagem acima.








Na imagem abaixo, mostro a preparação feita com maracujás.



Trata-se de uma sobremesa leve, soft, deliciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...