domingo, 1 de maio de 2011

Novo layout X arrumação das malas: Capeletti al Brodo

Arrumando as malas para a longuinha viagem, caí em mim. Ao experimentar as roupas que eu vou levar, percebi os imensos tamanhos das coisas, tanto os das mudanças relacionadas à minha vida, quanto as das medidas do meu próprio tamanho de vestir. Putz, tudo que eu experimento, se não cabe, fica muito justo. Já me conformei. Sei que para perder peso, serão necessários muitos sacrifícios que eu não quero fazer, por enquanto. Uns eu até que faço, mas todos, nanani nani na não. Tô fora...

Sou uma desorganizada para arrumar malas. Até que tento seguir as orientações como li aqui . Mas não rola. Não é uma questão de conhecer as regras e sim de internalizá-las, adquirindo uma capacidade, a qual esta está longe do meu alcance intelectual e emocional.

Às vezes fico achando que eu tenho um certo "desvio de atenção" grave, pois não é possível que, depois de tantos anos, com tantas viagens na minha vida, eu não tenha aprendido com experiência! O fato é que nas minhas malas, no decorrer da viagem, sempre sobram e/ou faltam muitas coisas. Ao longo prazo, o resultado desse processo é que acumulei inúmeras malas, sacolas e mochilas inúteis, que fui comprando por aí para resolver as contingências das minhas faltas ( de malas) e dos meus excessos ( de bagagens).

Me pergunto se algum dia vou superar esta dificuldade, mesmo sabendo a resposta: não...

Isso posto e considerando que eu ainda não dei conta de organizar minha cabeça para montar minha mala, resolvi me desligar e partir para a mudança do Layout do meu blog, para a programação de algumas postagens para os meus dias ausente e para a verificação do meu "check list" de viagem. Continuo com mais pendências do que soluções...

Neste final de semana, surgiram muitos encontros de despedidas (até parece que eu estou indo para a China, sem qualquer perspectiva de volta!). Numa dessas despedidas fui presenteada com um Capeletti ao Brodo de frango maravilhoso.

Tal sopa, que é excepcional numa noite de inverno, é uma das preferidas da minha família de italianos. Passo a minha receita aqui, inspirada nos aprendizados dessa minha família.

Faço um caldo de frango, refogando carcaças de peitos, asas, pescoço e outras partes sobrantes de qualquer outra preparação com frango, em azeite, cebola, alho, alho porró. Tempero com sal, pimenta do reino, uma folha de louro e água.Depois de pronto e bem temperado ( se estiver sem graça é válido colocar um cubo de caldo frango na mistura), retiro os ossinhos e as peles do frango, deixando somente as carnes desfiadas, em um caldo substancioso, mas ralo.

Neste caldo fervente em fogo alto, cozinho a massa de capeletti até ficar ao denti. A massa fresca é boa, mas prefiro a massa seca, recheada com frango ou carne, uma vez que a farinha de trigo envolta na massa seca, dá uma certa engrossada no caldo.

Quando a massa está ao dente, eu acerto o sal do caldo e sirvo com salsinha picada e queijo parmesão ralado por cima. Vejam o tipão do prato que emprestei da internet, ainda sem a salsa, o queijo e o vinho.




DICA: Um vinho tinto seco acompanha muito bem esta massa. Na minha casa, costumávamos dar uma "chorada" desse vinho sobre a sopa bem quente. Fica maravilhooooso....


2 comentários:

  1. Nossa, Me deu muita vontade de comer isso! Comidinha das mais carinhosas e aconchegantes. Boa viagem pra vocês. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois experimente, Jú. Bão demais...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...