sexta-feira, 20 de maio de 2011

Na Bélgica: Moules et Frites

Sei muito bem o que comentar sobre a Bélgica. É uma terra de gente acolhedora e que sabe comer o do bom e o do melhor. Vejam bem esta lista dos melhores sabores que atribuo à Bélgica:
  • inumeras cervejas, as melhores, sem qualquer discussao;
  • chocolates, sem qualquer discussao. Nem preciso argumentar...
  • sorvetes, os italianos, podem ate chegar perto, mas para mim, nao superam
  • batatas fritas, sem discussao. O mundo inteiro pode bater pezinho, incansavelmente, buscando trazer para si a maravilha de uma boa batata frita. Porém, acredito que as Belgas, sem qualquer sombra de dúvida, sao as melhores;
  • moules (mexilhões). As preparações francesas até que chegam perto, mas as belgas são bem melhores
Sobre as moules et frites, um clássico da culinária belga, devo confessar que jamais me deliciei tanto quanto as que eu comi em Liège. 

As moules são servidas em caçarolas de tamanho médio, uns 20 cm de diametro, onde são cozidas em diferentes temperos. No cardápio do restaurante sensacional em que jantamos em Liège, eram oferecidas pelo menos umas 20 opções de temperos no cardápio. E claro, todas elas acompanhadas com as fantásticas batatas fritas e uma porção de deliciosa maionese.

Eu escolhi a com tomate, basilico e creme. Ou seja, os moluscos foram cozidos, em caçarola tampada, em um tanto de tomate picado, cebola, vinho branco seco, folhas inteiras de mangericão e um tantico de creme de leite fresco, só para dar uma quebrada.

Ai vira aquele ritual: vou pescando um mexilhão por vez, retirando sua carne com um garfo, usando a sua dupla concha vazia, no próximo mexilhão, como uma pinça. Jogo fora suas lindas conchas vazias, num baldão de plástico, estrategicamente colocado sobre a mesa. Vou brincando com esse ritual, até ao quase final das moules cozidas na caçarola.

O que sobra disto, é simplesmente, o caldo em que se concentram todos os sabores das moules e de seus temperos. Ou seja, o néctar dos deuses... é nele que eu deveria usar as frites, mas essas sempre são degustadas por mim, prematuramente, envolvidas pela a deliciosa maionese.

Já aprendi, ao pedir moules, cedo a terceiros metade da minha caçarola e me aproveito do seu caldo liberado no cozimento. 

Consegui emprestar da internet imagem destas delícias.


Esta acima é feita com cebola, salsão, cenoura e vinho branco. Delícia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...