domingo, 2 de setembro de 2012

Arranjos e rearranjos: lagarto a caçadora

Não é de hoje que levo a vida sob trancos e evitando os barrancos. Na maioria das ocasiões em que começo fechar um parentesis de uma fase sombria da vida, algo acontece e um outro novo parentesis se abre. Que saco!!!

Tal situação tem lá as suas vantagens, já que me serve de desculpa para me ver livre de muitas responsabilidades, sobre as quais eu não tenho qualquer paciência. Então, encontro as "razões"necessárias para não voltar a caminhar, não ir ao dentista e nem parar de fumar. Afinal, gente, a minha vida está frquentemente "de perna pro ar".

Sei que é assim como todos nós durante o amadurecer. Creio que"Viver é muito perigoso", como diria o nosso Guimarães.

Não sei quanto a vocês, mas eu, ao me deparar com tal realidade, inevitavelmente arriscada, fujo da angústia para cozinha. Ali, pesquiso a despensa e a geladeira, em busca de sobras; me concentro e re-arranjo tudo, criando algum prato para servir à família no dia seguinte,. Preparo delícias, usando as sobras da minha aflição. Eu creio que na cozinha, reestruturar  as sobras de comida, com galhardia, impõe uma nova tendência à vida... Mudança para melhor. Ou seja, conto com um amanhã menos perigoso e mais saboroso!

Ressalto que o rearranjo das sobras não é exclusivo dos meus momentos de perigo.. Eles  apresentam-se também nas situações de encontros e de desejos inesperados., tal como  aquiaquiaquiaqui e aqui

Foi assim comigo hoje. Num dia cheio de prazer,  com os programas que fiz com o meu neto hoje, tal momento surgiu. Cheguei em casa e com  feliz avidez abri a geladeira, cavuquei daqui e dali e preparei uma delícia, usando as sobras doe rosbife de lagarto, que estavam esquecidas em minha geladeira.  Denominei tal preparo de Lagarto a caçadora.

Descasquei e fatiei 2 batatas,1 cenoura vermelha, 2 cenouras amarelas pequenas, uma abobrinha (essa com a sua casca), as quais inseri em um refogado. Esse foi preparado em 1 colher de sopa de óleo de canola bem quente, no qual fritei 50 g de  toucinho defumado picadinho,  2 dentes de alho, picados  uma cebola em rodelas e uma pimenta dedo de moça picadinha sem semente. Ao amaciar tudo, joguei uma xícara de vinho tinto  seco ( o qual eu estava degustando) e meia de molho de tomate. Juntei ao refogado as sobras do lagarto fatiado ( umas 300g) e o seu molho, meio cubo de caldo de carne, 2 folhas de louro, uma colher de chá de paprica, uma colher de sobremesa de mostarda de Dijon e 2 colheres de sopa de azeitonas verdes sem caroço. Ao final do cozimento adicionei uma pera  descascada e fatiada, sem caroço.

Hummm. Ficou uma delícia, vejam só:
DICA: para as reciclagens culinárias  é necessário usar, junto às sobras que estão na geladeira, alguns poucos ingredientes saborosos e frescos, que devem ser preparados antes de recbeerem as sobras, a fim de fugir do estilo mexidão. E a regra simples é sempre ter na receita uma gordura ( azeite ou manteiga), um líquido ( vinho, cachaça, cerveja ou caldo,) temperos( sal, pimenta, paprica, curry, etc) e "aromatizantes" frescos( tomilho, salsa, cebolinha,, salsão, cogumelos etc) .  Aí ,não tem erro.

E tem mais, adoro rearrumar meus arranjos de flores também. Estes abaixo eu fiz com flores colhidas ao final de uma maravilhosa festa.Obviamente pedi permissão aos donos e cuidei para não atrapalhar os belíssimos arranjos que por lá encontrei.



Neste caso fica bem fácil, uma vez que a os arranjos da festa estavam super harmoniosos e me mostraram o caminho para os meus rearranjos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...