quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cesta Básica: Creme de milho verde

Hoje é dia de selecionar os produtos da farta cesta básica, recebida por meu filho em seu emprego. Dali eu aproveito um ótimo arroz agulhinha,  um bom feijão carioca, farinha de trigo especial, achocolatado bom, gelatinas providenciais, fubá e macarrão honestos,  buchas, sabão em barra e o sabão em pó, dos mais tradicionais. Alguns produtos eu não uso na minha cozinha. Daí, passo eles prá frente.

Os milhos verdes em lata são desprezados por quase todos daqui de casa. Mas esses eu vou acumulando na minha dispensa. Um dia, quem sabe poderei aproveita-los. Gente, eu adoro milho, quer seja em lata, ou na sua espiga, ou em creme ou de qualquer jeito. Sou daquelas que corre atrás do vendedor de espigas de milho cozidas na praia ou na praça.  Gosto de prepara-los refogado na manteiga, ou num creme,  que sirvo como um acompanhamento de grelhados ou de cozidos de carnes, aves e peixes. Trata-se de um verdadeiro coringa em qualquer cozinha.

Para um creme de milho verde em lata, considerando 6 a 8 pessoas, e como acompanhamento de uma carne, eu refogo, em uma colher de sopa de manteiga, meia cebola picadinha e dois dentes de alho amassados. Depois de dourados, adiciono uma lata de milho verde drenado.  Junto 1/2 colher de farinha de trigo. Espero tostar.  Depois de tudo amaciado, junto outra lata de milho verde sem sua água, triturada no liquidificador com uma xícara de leite integral.  Após ferver tudo e engrossar, tempero  com sal, pimenta do reino moída na hora e  noz moscada, a especiaria mais importante desta preparação, além de uma colher de sopa de queijo parmesão ralado.

Para  servir,  salpico a salsinha finamente picada.

DICA: Se quero transformar  o creme de milho num suflê,  eu adiciono a ele, uma xícara de chá de molho bechamel, 4 claras batidas em neve e 1 colher de sopa de parmesão ralado. Misturo tudo levemente, com um batedor de arame acertando o sal, a pimenta do reino e noz moscada. Salpico queijo parmesão ralado por cima. Asso em ramequins, em forno pre-aquecido, médio ( 190 graus) por 30 minutos ou até dourar. E ele fica assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...