quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Na falta de bom humor culinário, frango com laranja e gengibre

As inspirações culinárias estão em falta aqui em casa. Creio que é por conta dela estar vazia de muitos. Já se foi o tempo em que eu tinha ânimo para curtir a cozinha para preparar algo quase que só para mim. O meu gosto pela cozinha impõe uma mesa cheia de pessoas queridas,  que há até pouco tempo atrás eram frequentes em  minha casa.

A minha ajudante lá vai me seguindo, no mesmo caminho. Sempre me pergunta: "o que eu faço para o almoço?" Ultimamente, eu respondo: sei lá! Ela também se ressente de ter de fazer comida para pouca gente, posto que se acostumou com um batalhão de pessoas para almoçar sobre a mesa farta que ela apresenta. É mesmo gente, os nossos almoços do dia a dia são um escândalo de tanta variedade de sabores: uma salada, uma carne, frango ou peixe, arroz e feijão ( sempre...), farofa ou batata ou massa, uma verdurinha ou legumezinho cozidos, além dos reciclados preparados com as sobras do dia anterior. A danada cozinha muito bem e acompanha o meu humor.

Ontem, sob um desanimo total em nós duas, apelamos para o ovo frito e hoje para as parcas sobras do soberbo bacalhau, o qual eu preparei há dois dias atrás. Ressalto que eu adoro ovos, sobretudo fritos, como já manifestei aqui, mas não enquanto o prato principal. Trata-se de um plus a mais na minha refeição. Confesso: um bife à cavalo, tal como o apresentado na imagem abaixo, é um dos meus pratos prediletos.

Para o almoço de amanhã, sei não, penso em partir para um peitinho de frango básico, mas nem tanto. Quem sabe preparo os filezinhos de peito de frango com laranja e gengibre, inspirados na produção da minha amiga Sandra. Podem ser uma boa.

Para 4 pessoas eu grelho, em frigideira bem quente, untada com óleo de canola, os files de dois peitos de frango temperados com sal e pimenta do reino.  Retiro os taizinhos e ali, naquela mesma panela quente, douro, em uma colher de sopa de azeite, uma cebola em picadinha, um dente de alho picadinho e um "dedo"de gengibre fresco ralado. Depois de dourados, junto as raspas e o caldo de uma laranja, uma colherzinha de mostarda e espero tal molho ferver e espessar. Salpico um tanto de tomilho, se tiver. Acerto o sal e a pimenta e distribuo o molho sobre os filezinhos grelhados. Sirvo com arroz e salada  de folhas verdes. Uma batatinha palha vai bem, embora eu evite. Se quero sofisticar, junto ao molho, meia xícara de leite de coco e meio tablete de caldo de galinha.

Sirvo com arroz branco (se disponível na minha dispensal, misturo nele uvas passas e salsinha picada) e salada verde.  Para quem pode, uma batatinha palha para dar crocância cai bem.

Não encontrei qualquer imagem na net que faz jus a tal preparo. Então postarei a imagem da minha preparação aqui, oportunamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...