quinta-feira, 29 de março de 2012

Águas de Março: Sopa fria de beterrabas

Neste ultimo fim de semana, em meio a angústia de uma mãe doente e de uma família destroçada, surgiu mais um fabuloso encontro com as minhas amigas cozinheiras. Que alento que foi!

A despeito da minha situação melancólica, tal encontro é sempre um delicioso acontecimento, tanto para quem prepara, quanto para quem se delicia.  Somos 4 cozinheiras e seus quatro usufruintes e queridos companheiros, que se revezam na anfitrionagem, periodicamente.

Delícia!

De cara, a dona da vez, nos serviu as suas delícias sobre uma toalha lindamente bordada em algodão, trazida de Budapeste. Os pratos foram montados em louças deslumbrantes, incluindo as antigas. Nelas, ela nos serviu a entrada: uma sopa fria de beterrabas (Borscht), sob algumas colheradas de de sour cream intercaladas por 3 bolinhas de carpaccio de boi, recheados por 3 diferentes sabores. Lindo, original e tudo delicioso.


Entrada deliciosa, empratada, no capricho, em uma mimosa porcelana antiga.

Gente, tal sopa é sensacional, em termos de sabor, temperatura, versatilidade de uso e, sobretudo de cor... um rosão avermelhado. Então, sob um calorzinho bão, no final da temporada de quente verão, a qual já está correndo da minha vida, esta idéia  de entrada é super indicada.

Pausa: antes dos modos de preparo da "borcha", compartilho aqui um video destes dois meus adorados e que tem tudo a ver com esta postagem : Águas de Março Fechando o Verão.


Então... com eles,  eu me conformo em perder um pedaço do sol e um tanto do aconchegante calor. Ele compõem, ela e ele cantam prá mim.! Tá de bom tamanho este consolo. E ainda saboreando a borcha! ótimo...(kkkk, relendo, eu me pergunto: comentário meu mesmo? eu ein!!!)

Para a sopa fria de beterrabas, considerando 6 a 8 pessoas, eu asso (ou cozinho sob pressão) em forno médio pré aquecido (180 graus), 8 beterrabas pequenas, enroladas em papel alumínio, por uma hora ou até ficarem bem macias. Ralo as tais, grosseiramente, depois de frias.

Refogo 1 cebola média, picadinha, sobre duas colheres de sopa de manteiga derretida e quente (pode usar um dentinho de alho picadinho, se gostar) e uma cenoura crua média, triturada em ralo grosso, por uns 10 minutos. Espero até os legumes ficarem macios. Junto a beterraba ralada ao refogado, acrescento uma colher de chá de açucar e 3 xícaras de caldo de legumes. Deixo tudo cozinhar em fogo baixo, misturando e apurando seus sabores, por uns 20 minutos. Desligo o fogo e espero esfriar um pouco e bato toda a mistura no liquidificador.

Se a sopa ficar com pouca cremosidade, adiciono umas duas colheres de creme de leite fresco e volto ao fogo, até ferver. Tempero com sal, pimenta do reino, suco de 1/4 de limão. Levo a geladeira por umas duas horas e sirvo com o cream sour e cebolinhas.

 Aqui acima, numa versão simplinha... Sopa e sour cream.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...