quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A dificuldade dos cortes: Sour Cream

Eu sempre tenho muitas histórias para contar. Porém não me sobra disponibilidade de tempo e de emoção para me dedicar, como eu gostaria, às minhas histórias que me aparecem desprovidas de qualquer corte e portanto carregadas de algum sofrimento. Pena! Eu adoro escreve-las, ainda que sob a pressão de ter de fazer isso bem, tranquila,  de modo interessante e cheia de prazer. E sem erros de linguagem, claro. Ai o meu português!

Foram tantas as boas emoções e tão carregadas de inspiração, que eu senti nestes últimos dias, que precisaria de muito tempo e espaço para elaborar tudo isto. E, convenhamos, elaborar emoções é difícil e demanda disposição. Perdi minhas lentes de contato por duas vezes na semana, minha boca encheu de herpes, me exauri! Então pedi "altas". Bora elaborar...

Uma coisa é certa, a festa de aniversário do meu filho na minha casa, neste último fim de semana, superou todas as minhas expectativas de elaborar emoções. Foi uma verdadeira farra de diferentes sabores subjetivos e gastronômicos. Tal comemoração me levou, mais uma vez, ao meu lar de infância e juventude, no qual a situação de gostosa convivência e de curtição de delícias era a regra, como já exemplifiquei em muitos posts ( aquiaqui e aqui).

Meu genro nos preparou uma mesa de comidas mexicanas sensacional. Um verdadeiro paraíso de sabores! Vejam só, nas várias imagens da mesa de serviço abaixo (não cabia numa só).

Do lado esquerdo da minha pequena mesa, fatias de limão, cebola roxa, coentro e cebolinha, queijo prato ralado grosso, pico de galo, sour cream ( ao centro), guacamole, molhos de pimenta com picâncias variadas.

Do lado direito, tortilhas, frango, feijão, alface picada...

Visão geral (e distante, para caber na foto) da mesa de delícias..

Nesta situação eu, a "chef Cláudia", me transformei numa mistura harmoniosa de produtora de eventos e ajudante de cozinha. Devo ressaltar que essa última função, sempre me faz sentir muito fajuta, pois eu não, consigo sequer (embora saiba a técnica) cortar bem, em "julienne", por exemplo, qualquer vegetal que se preze. Ou seja (e com muita tristeza) eu tenho uma total dificuldade com as faquinhas. Mas (e por isto mesmo) tenho a minha ajudante em casa, a qual tem um ótimo controle motor, que eu não tenho e, sobretudo, ela é minuciosa, sabe e gosta de fazer as minhas comidinhas. Aí vocês vão me perguntar: como eu posso cozinhar bem, carregando em mim tal dificuldade motora? E eu respondo: trata-se de um mistério!

Na minha posição de auxiliar de cozinha do meu genro, aprendi a fazer a preparação que eu buscava há muito tempo, o Sour Cream. Tal produto é difícil de encontrar nos supermercados e se encontrado, é muito caro para pagar. Mas é facinho de produzir.

Este creme é maaaaaravilhoso para usar em várias preparações doces ou salgadas, tais como: sobre uma sopa/creme quente ou fria de qualquer legume, sobre qualquer doce de frutas ou torta ( hummm, num strudel, uau!), num estrognof mais sofisticado, num crumble doce ou salgado, num peixe e etc. É mesmo um creme muito versátil. Trocando em miúdos, ele é tal e qual um creme chantily azedo, muito saboroso, que combina com tudo ( ou quase) doce ou salgado. E como tal pode e deve ser usado.

É muito fácil: eu bati na batedeira 500 ml de creme de leite fresco bem gelado, com 300ml de coalhada integral gelada sem soro ( ou Yogurt natural gelado) e gotas de suco de limão ( na quantidade do meu desejo de acidez), até ficar em ponto de chantily. E está pronto para usar! E, depois deste tipo de preparo, eu sempre fico toda lambrecada, obviamente! Cadê aquela calma, paciência e disciplina que tal função exige? Sumiu...

7 comentários:

  1. Passeando por aqui me lembrei de mascarpone que, assim como este creme que você descreve, é caro e difícil de encontrar uma receita fidedigna.
    Entre seus dotes, será que conseguirei satisfazer meu desejo mais antigo: fabricar meu próprio mascarpone? Beijo no coração, Silvana Franco.

    ResponderExcluir
  2. Puxa Silvana, sinto muito, mas o mascarpone, ainda não tem jeito de improvisar, só mesmo aquele, ainda carésimo, do italiano! Num Tiramissu, por exemplo, dá até para substituir. Se quiser te passo a manha.

    Mas se vc quiser sentir o sabor dele, aí é ele mesmo. Sugiro que você pesquise o processo de produção dele, muito embora acredite, que se fosse fácil, já teríamos a versão nacional e me preços melhores. Bj querida.

    ResponderExcluir
  3. Tá vendo.
    De desastre a referência num minutinho.
    Este sour é tudo, menina...

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudia! Não conhecia essa receita de sour cream..faço só com creme de leite e limão ou iogurte natural e limão. Deixo gelar e pronto. A sua me pareceu mais interessante, vou experimentar. E maravilhosa a mesa mexicana!

    ResponderExcluir
  5. Cynthia, esta receita me foi passada pelo meu genro que é chefe de cozinha mexicana. Eu adorei, pois o creme fica espumoso e azedinho. bj

    ResponderExcluir
  6. Patricia Bizzotto Pinto18 de novembro de 2011 às 11:00

    Ai ai mae,
    to rindo aqui de seu post...gosto muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Patinha, você me faz falta nestas horas. saaaaaaaaaudades!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...