terça-feira, 29 de novembro de 2011

Comidinhas de natal 2: Açorda de Bacalhau

Eu por aqui continuo com os tais projetos natalinos, todos eles muito motivados também pela chegada daqueles que continuam nos mundos de lá e que se juntarão à família brasileira neste natal. Oba! Estou ficando meio repetitiva nesta história de reencontrar os meus. Me desculpem! E nesse contexto, compartilho a linda Encontros e Despedidas do Milton e Brant, abaixo.




Continuando...Então, é momento de refletir sobre cardápios deliciosos para recebe-los com amor e para comemorar as festas. Na minha primeira recepção aos queridos, é óbvio, servirei a tradicional feijoada brasileira e a farofa de farinha de mandioca baiana, a qual tornou-se o objeto do desejo do retorno de todos os meus queridos que passam seus tempos fora do Brasil.

Porém, nos festejos de natal já é sabido: não existe melhor oportunidade para saborear as delícias tradicionais que tal comemoração impõe (Perus, Pernis, rosbifes, frangos e etc) e com toda a pompa e a propriedade que elas merecem.

Em alternativa ao sabido, eu estou me ocupando das receitas deliciosas, finas e indicadas para fazer frente as tais tradições. E claro, o primeiro produto que me vem em mente é o bacalhau, o meu preferido dentre os preferidos. Já postei várias receitas desta delícia por aqui, algumas mais onerosas, que rendem pouco e outras que rendem bastante para uma família grande como a minha. Dentre as minhas preparações coletivas e preferidas está o Bacalhau com feijão preto, que resulta em um excelente rendimento e faz uma fusão dos sabores portugueses com os brasileiros. É tudo que eu procuro: bacalhau fusionado ao Brasil!

É  que o Olivier leu o meu desejo. Abri mão da minha antipatia daquele bicão de boca grossa e não estou perdendo qualquer diário dele em Portugal. Vale a pena conferir. É assim que aprendi mais sobre uma especialidade do Alenjejo que eu adoro, a Açorda de Bacalhau. Trata-se de uma sopa grossa, com pedaços de bacalhau, que deliciei, pela primeira vez, na casa de uma amiga dos meus "encontros saborosos". Nunca mais me esqueci de tal experiência.

A autêntica, do Alentejo, não leva o tomate picado como minha amiga preparou e nem cebola e azeitona preta como nos duas usamos.

Eu preparo a minha receita para 6 pessoas, dessalgando uma banda de bacalhau do Porto, com pele, como já expliquei no post linkado acima, fervento os files grossos, sem pele em água com uma folha de louro até que fiquem macios. Retiro os filés e os parto, em pedaços grandes. Reservo a água da fervura.

Em uma frigideira grande e alta eu refogo em azeite dois dentes de alho  e uma cebola pequena picadinhos. Junto ao refogado duas fatias de broa de milho salgadas dormidas esmigalhadas, hidratadas, escorridas e apertadas entre as mão para retirar toda a água (pode ser um pão francês dormido também, mas sem hidratar) até formar uma farofinha. Junto aí parte da água da fervura do bacalhau e deixo ferver um pouco. Aí vai do gosto de cada um, se quero mais ralo, como uma sopa mesmo, junto mais água. Se quero mais cremoso, menos. Adiciono as lascas de bacalhau a esta mistura e deixo ferver.

Nesta "sopa" eu abro 6 espaços redondos e insiro ovos crus ( caipiras de preferência) e inteiros e coloco um pedacinho de pimentão vermelho em cima de cada um, para marca-los e facilitar na hora de servir. Os ovos também podem ser feitos pochês e colocados nos pratos individuais por cima do preparo, o que me dá mais trabalho.

À parte, eu faço um refogado rápido, em muito azeite extra virgem, de alho picado, azeitona preta picada, salsa ( ou coentro para quem gosta) e, para quem gosta, 1/4 de pimentão verde picadinho. Quando os ovos estiverem com sua clara esbranquiçadas, mas ainda moles, eu sirvo tudo na própria frigideira, com o tal refogado de salsinha e azeitonas regado por cima. Olhem só a cara da delícia:


Espetacular!

Agora, o que eu achei mais legal nestes programas que eu assisti foi a dica dada pelo chef português sobre como identificar o ponto de cozimento de uma posta de bacalhau: "Ela tem de estar sorrindo prá você". Como mostro abaixo. 


Que ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...