segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Sonho bom: torta de abacaxi

Nesta noite sonhei com os meus tempos antigos, adolescente, lá em Cabo Frio, passando férias na casa da família do meu cunhado. Tempos bons, sonho bom.  Acordei assombrada por mais um dia difícil. Meus sonhos parecem vida, a minha vida mais parece um sonho ruim, de quinta categoria.

É como eu desabafei com a amiga Si escrevendo mais ou menos assim "Estou eu aqui perdida, sem lugar. O pai foi ao cemitério levar flores para ela. Eu, não consegui... Para mim, é uma dura realidade do lugar do corpo acabado. Não o lugar da alma dela, que é tudo o que eu queria, sempre. Então não vou, por enquanto. Foi ali que o fim dela foi enterrado junto com o futuro da nossa história com ela. Sinto raiva daquele lugar. Não vou. Prefiro estar com as minhas recordações dela sorrindo, gargalhando e com a saudade do seu cheiro e da sua voz"

O natal em família no Retiro sempre me pareceu alegre e acolhedor, mesmo depois da perda do meu pai. No último ano, a minha família estava inteira, alegre e participou em completude. Minha mãe nos recebeu com a alegria e as engraçadezas de sempre. 

Hoje não tenho mais a mãe e nem a filha mais velha. Não tenho mais o "natal do Retiro. Mesmo assim decidimos fazer um encontro aqui em casa: marido, filhos, algumas irmãs, alguns sobrinhos. Nos reuniremos em volta da mesa que veio de lá, buscando de alguma forma manter a tradição, mesmo sabendo que ela já foi quebrada pelas perdas.

Para tornar minha mãe presente, beberemos espumante e vinho tinto. Para homenagear minha filha, servirei torta de abacaxi.

Ao pedir a minha ajudante para preparar a torta preferida da minha filha ausente, ela se pos a chorar, dizendo que não conseguiria realizar a feitura. Em um grande esforço, mesmo aos prantos, ela conclui o processo.  Por mim, pela Ciça, por ela própria. Obrigada amiga.

Para 12 pessoas, ela usa um abacaxi maduro, fresco, picado, ferventado em um copo de água e 3 colheres de sopa de açucar. Daí, coa a fruta e reserva. Com 1 lata de leite condensado, uma de leite integral, 3 gemas misturadas e 2 colheres de sopa de amido de milha, ela prepara um creme e reserva. Ela forra uma travessa com um pacote de biscoito maizena, sobrepõe metade do creme, por cima assenta o abacaxi picado e coado e por cima, o  restante do creme.

Simples assim! Mas difícil de realizar hoje.

2 comentários:

  1. Bom saber desses momentos de travessia de vocês quando eles são assim, com sabor especial e presenças marcantes. Pequenos exercícios do desejo. Obrigada por dividir um pedaço desta torta de abacaxi. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai, que delícia...triste, também...
    Elisa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...