quinta-feira, 2 de agosto de 2012

De Margarida até Beth: Mantecatos espanhóis 2

Há um tempão falei aqui sobre as difculdades que passam as mães com seus filhos. Fiz uma homenagem a uma amiga, que passava por elas com uma promessa de descobrir na memória da minha família a receita dos maravilhosos mantecatos que minha avó espanhola produzia, com a  ajuda de minha mãe.Nesse post eu coloquei na roda uma experiencia que faria na busca do biscoito da minha infância. Faria... mas nunca fiz tal teste. Eu sou assim, minhas promessas não são dívidas.


O tempo passou rápido, o filho da minha amiga está ótimo, perdi a minha mãe e só recentemente consegui a receita do tal biscoito com a querida prima Juliana. Coisas da vida. E eu nas minhas especulações cheguei bem perto da receita correta.


Uso um monte de 250g de farinha de trigo peneirada. No meio dela, junto 160g de banha de porco fria, 2 colheres de sopa de açucar, uma colher de sobremesa de erva doce, uma pitada de sal, de modo a obter uma farofa. Junto  50ml de cachaça (ou mais) até formar uma bola lisa, evitando de trabalhar muito a massa. Levo a geladeira por duas hora para descansar. Enrolo a massa, como para um nhoque, corto-a em pedaços e marco com o garfo, ou corto  em rodelas na massa aberta com 2 cm de espessura. Levo forno alto preaquecido (210graus) em forma untada com banha, por 15 minutos ou até dourar. retiro do forno e salpico açucar cristal nos biscoitos ainda quentes.


 Delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...