quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O cafezinho bom.

Até tornar-me adulta, abominava o café. Eu gostava mesmo era dum toddy quente com pão crocante com manteiga, na hora do lanche. E só.

Aí, no início da minha vida adulta, ao iniciar a minha profissão de doublé de professora noturna, atividade essa que me angustiava, eu aprendi a apreciar tal infusão. Não tinha saída, pois na sala dos professores da escola que trabalhava era a única opção que se apresentava, , durante os intervalos de aulas. Na ausência da perspectiva de sair correndo dali, me encantei e nunca mais larguei deste prazer.

Nesta última viagem a SP, conheci e me esbaldei no "Coffee Lab" da Isabela Raposeiras, barista premiada da cidade (vejam aqui) e uma fofa. Ressalto aqui que fui, na maior preguiça de sair naquele "fog" paulistano à convite de uma amiga querida. Me dei bem.Experimentei de tudo um pouco, tipos e blendeds variados, processos diferentes de obter tal bebida. Além das delícias que provei, me senti na cozinha da minha infância.

O Lab, está instalado num espaço aberto e aconchegante, em que a área da cozinha, onde os cafés são preparados, fica ali do nosso lado. Mais adiante, tem-se  à vista um maravilhoso torrador dos grãos. Tirei fotos do lugar e em breve insiro neste post.

Alí conheci o preparo do café coado à vácuo, que promete extrair o máximo de sabor do café. Uma delicia verdadeira, que é preparada na mesa, num equipamento simples, que me lembrou um seringão. Veja na imagem abaixo.


Isabela, com o equipamento para preparar o café à vácuo

Hoje, lí uma matéria da Luiza Fecarotta, sobre este assunto na Folha de SP . Para aqueles que curtem o café, vale a pena conferir aqui. Lá são apresentadas dicas para fazer um coado em casa, que busca explodir o máximo do seu sabor.

Abaixo compartilho um vídeo com as dicas fundamentais do preparo com a Isabela.


Aí, é só curtir! Putz, me falta desenvolver a receita dos mantecatos que estou devendo. Trata-se do par perfeito do bom café.

2 comentários:

  1. Bacana, Claudia! Vou mandar pra Luluca!...beijos e já com saudades....Elisa

    ResponderExcluir
  2. Pois é Elisa. eu até ia entrar em detalhes sobre o nosso encontro com a Lu. Mas desisti. Pessoal demais para falar disto aqui no blog. bj querida

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...