terça-feira, 30 de outubro de 2012

Histórias de nos duas: ultimo aniversário

No dia do aniversário dela,  no maio ultimo, resolvi sair para lhe oferecer presentes, numa atitude bem muherzinha. Ela merecia, mesmo que fosse num dia de muita chuva, com minha mãe mal num CTI e eu perdida, mediante a iminência de vivenciar a minha total orfandade.

Ela queria muito um relógio bom, bonito e legal. Eu me abri para o que desse e viesse. E ela me acolheu como se eu é que estivesse a presentea-la. Mal sabia ela que era ela que me acolhia. Após idas e vindas na relojoaria, ela escolheu o mais lindo de todos os relógios oferecidos, aquele que era a cara dela e do qual ela nunca mais se separaria, até morrer. Saímos da loja orgulhosas com a escolha precisa. Presente dado, presente recebido, só sorriso entre nós duas. Dali, saimos para escolher um presente para a minha nora amada e achamos. Cafezinho, despedida do lugar e tomada de novo rumo.

Chovia muito nesta tarde e eu ainda queria estar com a minha mãe moribunda. Ela, sorridente, foi comigo e antes de tudo, me levou para mais um café, buscando me preparar para a visita horrível a uma mãe que se vai. E ela me confortou. Ficamos ali, nós duas, vendo a chuva e conversando sobre banalidades. Ela estava fazendo 32 anos, eu feliz e orgulhosa com isto, mas convivendo com fatalidade de perder minha mãe, como a perdi, um mes depois. E ela, minha filha, ali comigo, de mãos dadas, entendendo tudo e me confortando.

Neste dia de aniversário, ela corajosamente encontrou-se com a sua avó, deu um beijo nela, rapidamente, num triz choroso. E saiu correndo do CTI. Me esperou fora do hospital. Daí, lentamente voltamos para o nosso lar, buscando superar isto. Nos reencontramos na nossa casa, num dia muito importante para nós duas. Dia de comemoração do primeiro em que eu a vi, ou melhor, nos vimos. Dia em que pela primeira vez ela mamou em mim.

Para comemorar os 32 anos da minha mais velha e no aconchego do nosso encontro adulto, fizemos, naquele dia, uma boa massa, tomamos um bom vinho, compartilhados com nossos amores e agradecemos por estarmos juntas.

Eu não imaginava que seria somente por menos de mais um ano. Cecília...


7 comentários:

  1. Ai que dor e que força, Cláudia. Esta saudade não acaba nunca. Só aprendemos a conviver ternamente com ela. A dor, a dor vai estancando, demora, mas vai se transformando, apesar de miudamente continuar... Só a gente lá dentro sabe. Como você falou, temos os outros filhos pra criar... e temos que nos desapegar para que o nosso filho/filha que se foi não fique sofrendo e possa se libertar... Bjo querida.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Claudia.
    um beijo grande,
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Que dor! Que saudade!
    ...e a certeza de que um dia vcs vão se reencontrar.....e que até lá ela cuidará de todos vcs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cláudia,

    Lindas as suas palavras...

    Lendo também os comentários postados no seu blog é possível perceber e sentir todo o amor que surge e é direcionado à vocês. Acho que todo esse sentimento pode ajudar a diminuir um pouco a dor e a saudade, ou amenizá-la.

    Temos pensado muito em vocês e desejado, do fundo dos nossos corações, que tenham tranquilidade e conforto. Li esses dias uma frase de Guimarães Rosa e me lembrei de você, aproveito a oportunidade para enviá-la:

    "Deus nos dá pessoas e coisas,
    para aprendermos a alegria...
    Depois, retoma coisas e pessoas
    para ver se já somos capazes da alegria
    sozinhos...
    Essa... a alegria que ele quer"

    (Guimarães Rosa)

    Talvez, em breve, você retome a sua vontade de cuidar de seu jardim (no sentido literal ou não..) e isso pode fazer bem...

    Sinta-se abraçada, com muito carinho e amor,
    Cacau, Leo e Laura

    ResponderExcluir
  5. ô Cacau que palavras bonitas boas de ler, as suas. Obrigada e abraços para vc, Leo e Laura.

    ResponderExcluir
  6. Beijinhos carinhosos para vocês todos Claudia. Mesmo de longe os amigos sempre estao pertinho.
    Courage!!!!
    Beijins
    Solange

    ResponderExcluir
  7. Beijão carinhoso pra vocês, desejando força e coragem, sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...