quinta-feira, 5 de julho de 2012

Arrumando a mesa 2: a ver navios

Para fazer frente a minha nova antiga mesa terei de adquirir toalhas imensas, do tipo banquete, posto que ela abriga de 8 a 10 lugares. Embora eu goste de jogos americanos, eles não combinam com a tal mesa antiga.


Adoro toalhas de mesa e sempre sonhei em ter uma daquelas de linho, bordadas na Ilha da Madeira, que para mim são verdadeiras jóias. Na minha infância, essas eram trazidas por mercadores chineses, que com suas malas duras e antigas, levavam tais preciosidades à casa da minha mãe. Minha avó, que morava conosco, e Mamãe ( e eu também) se deliciavam com os produtos e adquiriam várias peças para compor os enxovais das minhas irmãs mais velhas. Tal procedimento durou pouco, até a minha segunda irmã. Depois disto, faltou recursos e importância para fazer frente a tal produção. Ou seja as outras 4 filhas, incluindo eu, ficaram "à ver navios", navios portugueses distantes, vindos de Funchal.


Olha isto!
Por aqui, em BH, as toalhas bordadas da Cyra Lobo (norahfernandes@gmail.com) também me encantam por demais. Trata-se de uma séria candidata para buscar início, em grande estilo, da minha coleção de toalhas de banquete. Vejam só, no detalhe, se eu não tenho razão!

Belíssimo barrado, bordado em linho.

Agora, vamos combinar que numa versão bem moderna e chic, nada como as toalhas pintadas à mão pela Rita Lessa (ritalessa1@yahoo.com.br). Não tenho imagens dessas belíssimas toalhas. Mas tenho foto dela em ação.

Bem, usando estas toalhas tão lindas e repletas de enfeites, algumas regras básicas eu faço questão de seguir:

  • Não uso pratos e talheres muito estampados sobre os bordados e pinturas das toalhas para não desmerecer o trabalho artesanal;
  • Prefiro guardanapos de tecido, de preferência os que acompanham tais toalhas;
  • Não uso toalhas com caimento "pega frango". No mínimo, considero uns 25 cm de altura da saia caída, no entorno da mesa;
  • Se coloco flores no centro da mesa. elas serão de uma única cor. Até aceito vários matizes de tom de uma mesma cor, mas os arranjos terão de ser pequenos e baixos. Mesmo porque, é horrível sentar à mesa e não poder conversar com um conviva à sua frente, porque o arranjo de flores impede a sua visão.
Como este assunto sobre arrumação de mesa leva tempo e contém muitas histórias, ainda falo mais dele na minha próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...