terça-feira, 3 de julho de 2012

Arrumando a mesa 1: à francesa

Eu até que me esforço, mas me faltam elementos para arrumar uma mesa de acordo as regras de elegância e bom gosto. A começar pela falta talento, paciência, tempo e também de costume. 


Desde de sempre em minha vida a mesa de refeições da minha casa sempre era cercada de muitos comensais. Vários deles chegavam sem avisar, exigindo de nós improvisações de ultima hora. Então as regras eram: preparar muita comida saborosa, de preferência em "paneladas" do tipo feijoada, cabritada, dobradinha, cassoulet, picadinhos, macarronadas; deixar à mão cadeiras e bancos para anexar à mesa, se necessário; empilhar os pratos de jantar, assim como dispor os talheres em um vaso em um canto visível e acessível da mesa, servindo à americana, do tipo cada um por si. Eu adoro este estilo e sigo com esta tradição em minha casa até hoje. 


É claro que atualizei um pouco este esquema impondo algum charme. Uso toalhas de mesa lindas, coloco os pratos finos, talheres de classe e preparos frios num aparador. Não privilegio as "paneladas", mas sim os pratos mais elaborados, ainda que em muita quantidade. Portanto, nos meus almoços de fim de semana, sou capaz de receber sem maiores problemas e com alguma classe umas 20 a 30 pessoas.


É fato, uma mesa arrumada à francesa, como "ïl faut" é simplesmente maravilhosa. As regras são chatinhas, mas fáceis de cumprir. Abaixo mostro o esquema da sua arrumação clássica, o qual eu jamais segui, mas para a qual procuro mirar. 
 Para mim, não é necessario seguir este esquema à risca. Ele me serve como inspiração.


Eu tenho o privilégio de usufruir de mesas graciosamente arrumadas por queridas amigas. Elas, certamente se inspiram com muito bom gosto em tais regras. Vejam só:


Esta foi oferecida pela Geo. Muito linda, com destaque para os cristais iguais aos usados pela rainha Elizabeth (eu quebrei um deles, ai , ai). 


Esta belezura foi  montada pela Ju. Acho lindo esta mistura de pratos de vários matizes, porém todos se complementando, quer seja por suas cores ou pela justa liga imposta pelos guardanapos e pelas flores. Adoro!


Aí vem a Lísia, misturando diferentes pratos antigos, coordenados entre si, taças de várias formas e cores, dispostos sobre uma toalha belíssimamente bordada. O que parece não ter nada a ver, pode se encontrar com toda galhardia.


Finalmente, não poderia deixar de mencionar aqui as belíssimas produções da Beth, minha irmã, sobre este tema. Não tenho fotos delas, mas o fato é que ela usa sempre, em arranjos diferentes e criativos, seu serviço de jantar em tradicional porcelana inglesa (daquela azul e branca), seu cristais franceses Saint Louis e seus talheres de prata Cristofler. Putz, isto é o ó do borogodó, em termos de infra para um mesa giga chic.


Contei toda esta história porque estou às voltas com a mesa secular e maravilhosa que herdei de minha família. Terei que me virar para honrá-la. Ai, ai! então vamos lá!

3 comentários:

  1. Adoro seus posts... Já estava com saudades...

    ResponderExcluir
  2. Eu também estava com saudades de escrever, Beth. Só agora que estou conseguindo me reorganizar. bj e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso sou Daniel um motorista nunca vou esquecer a Cecília pois sempre que ela levava a eko espot vermelha para revisão eu transportava ela pra casa e também para teatro no Lurdes ela conversava muito comigo e até me deu uns cartões número treze do patru pois era eleição saudade pois ela me tratava super bem coisa que tá faltando hoje em dia ela não merecia isso , graças a deus estou na mesma empresa e sempre lembro dela quase todo dia passo na casa onde ela morava parece que foi ontem sofro muito um abraço Marcelo quando levei os papéis de garantia do carro dela para ela assina você me Recebeu super bem na casa dela no santa Lúcia gostaria de conhecer sua mãe saúde e paz pra vocês todos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...