sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ainda na Bahia: Penne com lagostins

Que delícia estar na beirada do mar da Bahia rodeada de amigos. Nada mais divertido e histórico. São mais de 20 anos viajando por aqui com amigos queridos. Tal situação me leva a alguns dos meus baianos preferidos, que juntos interpretam esta beleza.


Não poderia deixar de ressaltar também a deliciosa culinária baiana, repleta de peixes, camarões e lagostas, em preparos diferenciados e picantes. Adoro!

Pausa para o momento politicamente e legalmente correto: Pessoal, no verão, JAMAIS aceitem pratos preparados com lagostas frescas. Nessa época tal pesca é proibida, como já ressaltei neste post. Não deixem de se informar, a fim de não cometer e nem incentivar crimes ambientais.

Voltando... no meu primeiro dia de Bahia me esbaldei com um fantástico espaguete, preparado com camarões frescos. Então, uma coisa puxa a outra e me lembrei da ultima massa que fiz em casa: Penne com molho de lagostins ( ou camarões, ou lagostas). Havia sobrado um tantico de files lagostins congelados, os quais adquiri a bom preço, para enriquecer um bobo de camarão, preparado na semana anterior.

Para 6 a 8 pessoas, eu cozinhei "al dente" um pacote de espaguete em água fervente com uma colher de sobremesa de sal grosso. Enquanto isso, preparei um molho, refogando 500g de files de lagostins, em frigideira grande e bem quente, na qual dourei 2 dentes de alho em duas colheres de azeite. Após ficarem rosados ( uns 5 minutos), temperei com sal e pimenta do reino, deglacei a frigideira com uma xícara de vinho branco seco do bom. Juntei um ramo de tomilho e uma xícara de creme de leite fresco e esperei ferver por mais 5 minutos. Acertei o sal, a pimenta do reino, juntei a massa já cozida e escorrida, com uma concha da água do cozimento. Misturei tudo.

Aí, é partir pro abraço.

Um comentário:

  1. Acabo de ler Ho Ba La La.Delícia esse João!
    Obrigado.
    Saudades de vc
    Irmã queridinha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...